A embarcação

Optimist, que significa otimista em português, foi concebido por Clark Mills em 1947 e é um pequeno barco à vela, tripulado por um único velejador, podendo ser de madeira ou fibra de vidro, e com apenas uma vela.
O Optimist é recomendado para crianças de 7 a 15 anos, com no máximo 60 kg, sendo atualmente a maior frota existente no Mundo!
Utilizado na maioria das Escolas de Vela, o Optimist é seguro e simples para a aprendizagem de uma criança de 7 anos, tal como suficientemente técnico e excitante para os mais velhos, em regata!
A Classe divide-se em Infantil (7 aos 11) e Juvenil (12 aos 15).

O treinador

Rui Belchior, 52 anos de idade, velejador desde os 16 anos pelo G.C.N.F., foi atleta de Optimist, Variuen, Snipe, Cadete, Lusito, 470, JOD35, Beneteau
Platu 25. É um atleta com vasta experiência e inúmeras vitórias, tendo vencido recentemente “Volta ao Algarve”, “Lagos – Palos” e Campeonato
Nacional de ORC.
Em 1988 iniciou a sua carreira de treinador, na classe 420, que durante anos teve a melhor equipa nacional, mais tarde passou para a classe laser onde mais uma vez conseguiu ter a melhor equipa nacional, agora passou para a classe Optimist onde prevê obter os mesmos resultados.

A equipa

Guilherme Cavaco

É um jovem atleta de 13 anos de idade, um velejador bastante promissor, campeão regional e nacional, representou Portugal em 3 campeonatos mundiais, vice-campeão nacional infantil, vice-campeão da Semana do Atlântico, e vice-campeão do circuito Excellence Cup. Iniciou a sua prática aos 7 anos no G.C.N.F.

João Ferreira

É um jovem atleta de 12 anos, velejador com bastante potencial, iniciou-se este ano na equipa de competição, nas primeiras provas esteve sempre no top 10, absorvendo a experiência dos seus companheiros de equipa, este velejador tem vindo a evoluir em todas a provas.

Miguel Sancho

É um jovem atleta de 13 anos de idade, velejador bastante promissor, campeão nacional Infantil, representou Portugal num campeonato europeu, 4º no circuito Excellence Cup. Iniciou a sua prática aos 7 anos no G.C.N.F.

José Monteiro

É um jovem atleta de 11 anos, velejador com grande potencial, iniciou-se este ano na equipa de competição, e é o mais jovem da equipa, nas primeiras provas alcançou grandes resultados estando sempre no top 4 da frota infantil.