Loading...
Volta ao Algarve à Vela2019-01-16T14:08:48+00:00

A Vela de Cruzeiro tem sido uma actividade desportiva fortemente promovida pelo Ginásio Clube Naval de Faro (G.C.N.F) ao longo das últimas décadas. Ficou o ano de 2017 marcado para a história como o ano das bodas de prata da mítica Volta ao Algarve à Vela, que desde há 25 anos a esta data que nos enche de orgulho.

Foi em 1993 que o G.C.N.F passou a ser responsável pela organização desta importante prova, cabendo a nomes como Manuel Alegre, Armando Cassiano, Jorge Mestre, António Teixeira, Ilídio Mestre, Rui Cruz, Vasco Alexandre, Álvaro Amado, entre outros, os impulsionadores e os navegadores que ao leme dos seus veleiros desbravaram caminho para aquela que é hoje prova rainha no Algarve e um marco incontornável da vela de Cruzeiro no nosso País.

Sob a batuta do G.C.N.F esta prova adquiriu novo formato e dinâmica, ganhando dimensão Ibérica ao passar a articular-se com o País vizinho com a conhecida Regata Palos-Lagos.

De Barlavento para Sotavento num ano e em sentido contrário no ano seguinte, assim tem sido a mecânica desta emblemática prova durante os últimos 25 anos, divulgando-se o gosto pela Vela, pelo desporto ao ar livre, a fazer amizades e até a formar as futuras gerações de velejadores.

Pontuável para o Ranking Nacional de ORC e para o Campeonato do Algarve de Cruzeiros, o G.C.N.F partilha relações privilegiadas com coorganizadores tais como a Federação Portuguesa de Vela, a Associação Regional de Vela do Sul, as Marinas que acolhem a prova e os próprios Municípios da Região Litoral Algarvia com especial relevo na Câmara Municipal de Faro.

Em 2017, ano da sua 25a edição, a Volta ao Algarve foi enriquecida e transformada numa grande festa, com um amplo enquadramento social que acreditamos ter cado gravado na memória das dezenas de tripulações que nela participaram e até mesmo nos espectadores.

Acreditamos que a aposta de patrocínio neste desporto de elite pela Land Rover Portugal baseia-se nos mesmos fundamentos pela qual a Vela de Cruzeiro se rege, isto é, na transmissão de valores associados à inovação, dinamismo, resistência, segurança, confiança e espírito de equipa.