Esta secção é composta pelas modalidades de apneia e caça submarina. Portugal e, nomeadamente a região do Algarve, pela sua localização de excelência, à beira-mar, permite a prática em condições exímias, quer pela biodiversidade de habitats, quer pelo clima.

Os principais objetivos da secção prendem-se com a sustentabilidade, conservação e conhecimento do meio aquático. Formaremos com a missão de dinamizar a relação entre o atleta e o meio, o ensino da prática do mergulho subaquático, que impulsionará a descoberta do oceano, da fauna e da flora presente na Ria Formosa e na costa algarvia.

Local da prática e equipamento

As atividades serão lecionadas nas instalações do GCNF, parte teórica, sendo a parte pratica compostas por saídas para o mar que terão a ria formosa e o oceano atlântico como pano de fundo.

Todos os atletas deverão ser detentores de material próprio, nomeadamente: máscara, tubo e barbatanas, a utilizar nas aulas práticas em piscina. Nas saídas de mar, o material necessário, além do referido, deverão ainda ser adicionados: fato, cinto, garrafa e boia, sempre que solicitado. Em situações excecionais, a secção disponibiliza equipamento para suprimir qualquer necessidade, limitado às quantidades disponíveis.

Atividades a desenvolver
  • Realização de encontros nas instalações do GCNF para ações de formação, troca de experiências sobre a prática da apneia, mergulho e pesca submarina em segurança e de forma sustentável;
  • Realização de saídas para a prática da apneia e pesca submarina;
  • Organização formações certificadas para a prática da apneia e de palestras temáticas sobre a Ria Formosa e as atividades subaquáticas. (custo reduzido para sócios);
  • Organização de saídas para crianças e jovens para a prática da apneia tendo como principal objetivo a sensibilização e educação ambiental, para proteção e conhecimento da Ria Formosa e dos habitats circundantes;
  • Organização de limpeza subaquática anual em local a designar;
  • Avaliar e preparar a eventual participação de atletas da secção no campeonato nacional de pesca submarina.

Equipa técnica e dinamizadora

A equipa técnica é composta por formadores certificados, que lecionarão os módulos de apneia avançada e de dinamizadores, que desenvolverão todas as atividades, respeitando os padrões de segurança legais e aconselhados.

A dinamização da secção está a cargo de dois entusiastas e praticantes assíduos das modalidades, detentores de uma elevada experiência.

Daniel Machado

Nascido em Portimão, é residente em Faro desde 1997. Formado em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve, é ainda mestre em Ecologia pela Universidade de Coimbra. Atualmente trabalha na área do turismo náutico, desde 2007.  É atleta federado, com o nº17140, pela Federação Portuguesa das Atividades Subaquáticas.

João Sotto Mayor

Empresário formado em Faro, frequente no GCNF a desenvolver a atividade de apneia e pesca submarina há 28 anos, inscrito também na Federação Portuguesa das Atividades Subaquáticas.

Formado em diferentes cursos de Apneia, FII Freediving, SpotFreedive e Okeano, tendo também carta de navegação nacional e internacional bem como um curso de comunicações marítimas. É atleta nacional da Picasso na modalidade de Pesca Submarina.

Mensalidades e aulas

Todos os praticantes devem ser sócios do GCNF, preenchendo a ficha de inscrição da secção que pode ser consultada aqui.

Mensalidades

Valor: 25,00 euros (já com a quota de sócio incluída, no valor de 5€)

Licença desportiva: (inclui seguro desportivo de Janeiro e Dezembro válido em todo o Mundo, através da FPAS)

Valor: 37,50€, para praticante ou atleta (acesso a competições), sendo que os atletas devem apresentar o Exame Médico Desportivo, em formulário próprio do IPDJ.

Saídas de Mar: As saídas de mar são agendadas diretamente com os formadores, tendo um custo associado ao combustível gasto, dividido pelos participantes.

Ficha de inscrição

Contactos

Para esclarecimento de qualquer dúvida podem ser contactados os formadores, pelos contactos 965 029 405 ou 913 094 800